Com o objetivo de reduzir o impacto negativo nas redes sociais, tendo o total de likes (curtidas) como parâmetro, e fortalecer a busca por conteúdo (fotos, vídeos) o Instagram começou hoje (17 de julho) a omitir esse número dos seus usuários.
Com as mudanças, que ainda estão em fase de teste, apenas o titular da conta vai ter acesso ao número de “likes”. A ideia é induzir o foco no conteúdo, e não no número de curtidas em sua totalidade. Além de reorganizar o formato e o seu modelo de consumo, essa nova prática do Instagram também pode ser uma resposta a uma série de críticas que a rede social vem recebendo em outros aspectos.
O estudo batizado de “Status of Mind” (estado da mente, em português) revelou que o Instagram é o pior aplicativo quando se trata de saúde mental. A pesquisa analisou as reações aos conteúdo em posts de Facebook, YouTube, Twitter, Snapchat e Instagram e teve como resultado que o app de fotos e vídeos provoca ansiedade, depressão, má qualidade do sono e insatisfação com o próprio corpo — alguns dos sintomas do caráter viciante do FoMO.
A FoMO, sigla para “Fear of Missing Out”, ou medo de estar perdendo algo, em português, tem sido cada vez mais diagnosticada entre jovens e adultos de 18 a 34 anos, a faixa etária identificada como “geração Millennial”. Os dados demonstram que a síndrome não interfere apenas na vida pessoal do usuário, mas também coloca questões como a carreira e a vida profissional em risco.
O #teamBP vem acompanhando e debatendo internamente as transformações e mudanças no mercado digital, buscando se adaptar e entender as tendências de cenário. Segundo levantamento do site Statista, com 66 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país com mais pessoas ativas na plataforma em todo o mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 110 milhões de usuários. E uma vez que o próprio Instagram propõe o debate sobre focar mais em conteúdo (ou seja, na fotos e vídeos) e menos nos números, é fundamental entender os caminhos e repercussões dessa decisão.
E você e sua empresa? Estão preparados para esse novo momento, onde a máxima de que o “conteúdo é rei” vai ser colocada ainda mais à prova? Ao promover esse debate e antecipar as busca por resultados e conquistas, o #teamBP reforça seu objetivo de apresentar sempre, as soluções mais inteligentes e saudáveis para os nossos clientes. Venha conhecer 😀
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