Se você acompanha já o #TeamBP e o nosso blog, está acostumado com nossas dicas, conteúdos e aprendizados sobre o mundo do marketing digital. Mas o que você talvez não saiba é que o caminho para esse texto chegar até você é longo. Desde a ideia do tema até o e-mail chegar na sua caixa de entrada, existe uma etapa chamada de planejamento. Mais do que colocar cada conteúdo ajustado em uma data específica, content planner ou planejamento de conteúdo, envolve estratégia.
A rotina de quem lida com planejamento e redação acaba sendo envolvida por calendários e post-it espalhados na mesa. O content planner se vê com um olho no mês seguinte e um mês no atual. Ele alimenta-se de quase tudo: séries, livros, música, podcasts e mais música. O repertório aqui é algo essencial, ajuda na criação das possibilidades.
Dessa forma, refletindo sobre estratégias e personas, o planejamento é construído alinhando toda a equipe a prazos. Soma-se a isso resultados, organização de processos e principalmente, sintonia de expectativas. É preciso organizar o turbilhão de ideias, ter olhar crítico para definir as prioridades e saber mapear as campanhas feitas. Mais do que distribuir tarefas e escrever por prazer, no planejamento o Excel também aparece. Sim, para o desespero dessa que vos fala (ou escreve!)
Além de pautar datas comemorativas e posts comerciais, o planejamento de conteúdo passa por diversos processos, como entender a marca do cliente, a sua audiência, e finalmente, o planejamento do conteúdo em si. Prioritariamente, é nesse processo que transformamos nossos clientes em autoridade.
Criando Autoridade
Mas… como assim? Os conteúdos são feitos a partir da premissa de que a autoridade é tão ou mais importante do que falar de promoções. O lado humano assume papel principal e as dicas não são vistas como sinônimo de entregar seu ‘ouro’ para concorrência, mas de transparecer a segurança da sua área de atuação. O dividir vai além, torna-se compartilhar e crescer.Tudo isso vai para o Docs e se transforma no conteúdo que você lê, nas redes sociais ou no material offline. (Esse texto, por exemplo, precisou de pesquisa e muitos cafés, até chegar na sua tela..:D )
Mas e você, já parou para pensar como anda o planejamento da sua marca?
Por Laryssa Costa
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