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Email marketing em pleno 2021? Listamos 7 motivos para você investir nessa estratégia

Ao iniciar estratégias de marketing digital, é comum pensarmos que ela se resume às redes sociais e ao Google. Claro que todas essas abordagens têm valor. Porém, nem sempre a conversão ou a proximidade com o seu público acontecem de forma satisfatória, por diversos motivos alheios à estratégia, como alcance das redes e engajamento dos fãs.

Além disso, as otimizações de SEO são importantes para o rankeamento do Google, mas exigem um tempo maior na criação de conteúdos e na efetividade da construção da relevância e autoridade.
Se a necessidade é o contato mais direto e mais rápido, o ideal é recorrer ao bom e velho email, presente desde que os domínios bol e yahoo ainda eram populares entre os jovens.

Segundo alguns estudos, existem 2,8 bilhões de usuários de email, e a sua audiência pode estar dentro desse número. Pensando nisso, listamos 7 motivos para você também adotar essa estratégia com a sua cartela de clientes:

1 – contato direto com o cliente já na sua base de contatos

A sua base de leads deve ser feita de maneira espontânea e, por isso, tem mais chances de conversão. Quando você oferece um conteúdo em troca de um cadastro com email, por exemplo, o usuário já demonstra ali o interesse pela sua empresa. Isso faz com que ele abra o email e contribua para a sua taxa de abertura.

2 – estreitar relacionamento com cliente

Quem não gosta de ser lembrado em datas especiais, como aniversário, Dia dos Namorados, Natal e até no Ano Novo? Não é à toa que os lembretes do Facebook continuam vigentes até hoje. Quando essa lembrança é acompanhada de cupons exclusivos, gera a sensação de pertencimento e de aproximação com a marca, resultando em um cliente fiel e em um relacionamento mais estreito. Então, nada melhor do que um mimo de presente por email, não é?

3 – aumentar sua atuação em campanhas promocionais

Além das redes sociais como Instagram, Facebook e até o LinkedIn, investir nos emails marketing para ampliar sua atuação em campanhas promocionais é apostar em um alcance segmentado e assertivo, pois é possível focar o direcionamento da sua campanha com base no interesse, localidade, ticket médio, produto pesquisado ou serviço consumido. Quanto mais dados você tiver sobre a sua base, melhor será sua comunicação feita para ela e mais altas serão as taxas de conversão.

4 – validar sua base de contatos

É comum algumas empresas recolherem o email como forma de preenchimento cadastral, seja para envio de nota fiscal ou demais fins. Com a estratégia de envio de emails, você consegue validar quais endereços ainda estão válidos e atualizar sua base de contatos.

5 – enviar conteúdo relevante para a sua audiência

O conteúdo do seu email não precisa ser apenas comercial ou de produtos. É possível construir uma base fiel de clientes enviando conteúdos interessantes sobre como usar seu serviço, dicas sobre temas correlatos, coisas que são inspiração para a sua produção. Assim você humaniza sua marca, leva mais do que produtos e fideliza seus clientes.

6 – Credibilidade

Negócios são gerados com base na credibilidade e confiança, construindo relações estruturadas.
Com uma identidade bem feita, plataforma de envio segura e que evita spams e personalização, o email ajuda a construir uma boa reputação com confiança.

7 – Todo mundo checa seus emails. Seu cliente também!

Ninguém gosta de caixa de entrada cheia e mal organizada, especialmente no mundo corporativo. Com isso, o email torna-se um lugar de acesso frequente e com mais acessos com menor custo de investimento. Ele permite inclusive testes A/B e análise de métricas, para ajustar o que não está interessante e apostar nas abordagens mais efetivas.

 

Já deu para perceber as inúmeras possibilidades que o email permite, não é? Despertar emoções, impulso de compra, criar relacionamento, empatia e conexão é possível se feito da maneira correta. Pode parecer complexo, mas com uma estratégia bem feita, uma equipe de comunicação alinhada com seus objetivos e uma plataforma que permita a visualização de métricas de maneira clara e objetiva, o email marketing pode ser usado como ferramenta essencial em sua estratégia.

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